segunda-feira, 5 de março de 2012

Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem

O Menininho
Helen Buckley

Era uma vez um menininho. Ele era bastante pequeno. E era uma grande escola. Mas quando o menininho descobriu que podia ir à sua sala caminhando através da porta da rua, ele ficou feliz. E a escola não parecia tão grande quanto antes. Uma manhã, quando o menininho estava na escola, a professora (1) disse:
- Hoje nós , iremos fazer um desenho.
- Que bom ! – pensou o menininho. Ele gostava de fazer desenhos. Ele podia fazê-los de todos os tipos : leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos, ele pegou sua caixa de lápis e começou a desenhar. Mas a professora disse:
- Esperem um pouco. Ainda não é hora de começar ! E ela esperou que todos estivessem prontos.
- Agora ! – disse a professora : - Nós iremos desenhar flores.
- Que bom !  - pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores e começou a desenhar flores com lápis rosa, laranja e azul.
- Mas a professora disse:
- Esperem ! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com o caule verde.
- Assim , disse a professora :  - Agora vocês podem começar.
Então ele olhou para sua flor. Ele gostava de sua flor, mas não podia dizer isso. Ele virou o papel e desenhou uma flor igual à da professora.
Uma flor vermelha com o caule verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre, a professora disse:
- Hoje iremos fazer alguma coisa com barro.
- Que bom ! – pensou o menininho. Ele gostava de barro.
Ele pensou que podia fazer todos os tipos de coisas com o barro: elefantes, camundongos, carros, caminhões, ele começou a amassar a sua bola de barro.
Mas a professora disse:
- Esperem ! Não é hora de começar. E ela esperou que todos estivessem prontos.
- Agora ! – disse a professora – Nós iremos fazer um prato.
- Que bom ! – pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse:
- Esperem, vou mostrar como se faz.  E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo.
- Assim, - disse a professora – agora vocês podem começar.
O  menininho olhou para o seu próprio prato. Ele gostava mais do seu prato do que o da professora, mas não podia dizer  isso. Ele amassou o seu barro numa grande bola novamente e fez um prato igual ao da professora. Era um prato fundo.
E  muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora.  E muito cedo ele não fazia mais coisas por si próprio.
Então, aconteceu que o menininho e sua família se mudaram para outra casa, em outra cidade, e o menininho tinha que ir para outra escola. Esta escola era ainda maior que a primeira. E não havia porta da rua para sua sala. Ele tinha que subir grandes degraus até sua sala.
E no primeiro dia, ele estava  lá , e a professora (2) disse:
- Hoje nós vamos fazer um desenho.
- Que bom ! – pensou o menininho. E ele esperou que a professora dissesse o que fazer. Mas a professora não disse nada. Ela apenas andava na sala. Veio até o menininho e disse :
- Você não quer desenhar ?
- Sim, disse o menininho, mas o que nós vamos desenhar ?
- Eu não sei, até que você faça, disse a professora.
- Como eu posso fazê- lo ? – perguntou o menininho.
- Da maneira que você gostar – disse a professora.
- E de que cor ? – perguntou o menininho.
- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber quem fez o quê? E qual o desenho de cada um ?
Eu não sei – disse o menininho.
E começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde.
  








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