segunda-feira, 5 de março de 2012

Inserção de tecnologias de informação e comunicação - TIC

Durante algum tempo a inserção de tecnologias de informação e comunicação – TIC na escola direcionou-se à disponibilidade de equipamentos e softwares. Pouco a pouco se evidenciou que isso não bastava para uma efetiva incorporação de tecnologias à prática pedagógica e que seria preciso envolver a escola como um todo, incluindo nesse processo as lideranças da escola, especialmente os gestores.
A incorporação das TIC no contexto escolar, segundo Almeida (2005), envolve distintos aspectos da gestão decorrente do efeito de gerir, administrar, preservar, colocar em ordem, ou seja, de favorecer o uso dos recursos tecnológicos. Isto requer organizar, registrar, recuperar e atualizar informações, produzir estratégias de comunicação, gerenciar atividades, conteúdos, recursos, bem como, gerir ambientes e processos de avaliação, estabelecer novas relações com a história, consigo mesmo e com o saber.
Neste sentido, a formação continuada e em serviço de gestores para incorporar as tecnologias na gestão escolar e no cotidiano da escola, deve levar em conta as especificidades da atuação do gestor escolar, suas problemáticas e desafios, bem como as possibilidades de contribuições que as tecnologias podem agregar ao fazer desse profissional.
O mundo está mudando, as relações e informações estão mudando, é um jeito novo de viver, é um novo jeito de comunicar. Vivemos a mudança social, cultural, científica. Todos os dias surgem novos conhecimentos, novas ferramentas, novas formas de interação.
A integração de mídias e tecnologias ao contexto educacional implica em mudanças contínuas, aprendizagem e aperfeiçoamento. A integração das tecnologias oportuniza a gestores instrumentos para transformar a escola num espaço de inclusão que determina benefícios a toda comunidade. Esta prática  deve ser buscada no dia-a-dia da escola. Procuramos incentivar a integração entre os gestores oportunizando a criação de e-mails, como mais uma ferramenta de comunicação, como portas que se abrem possibilitando  troca de experiências entre professores e alunos e todos os membros da comunidade escolar para que tenham a chance de compartilhar projetos e objetivos comuns.
Incorporar as TIC na gestão escolar e no cotidiano da escola e desenvolver metodologia de formação em serviço, proporcionando a criação de uma rede dinâmica de troca de informações e experiências, aprendizagem de novos conhecimentos e busca conjunta de solução para os problemas que emergem da realidade da escola e da diretoria de ensino.
Introduzir mídias e tecnologias na sala de aula é oferecer novas formas de aprendizagem aos alunos,  a reconstrução de histórias e contos infantis trazem jeitos diferentes, de ver a realidade, pois  é na singularidade de cada pessoa  e no seu enredo de vida que se estabelecem  as referências pessoais. A releitura de histórias infantis por meio das diferentes mídias desacomoda estruturas, desafiando os educadores  à procura de novas experiências, novas investigações, novos modos de trabalhar e criar. A pesquisa e leitura on-line trazem novas imagens possibilidades e idéias. 
 É salientar que os gestores não sejam apenas administradores, mas promovam uma educação comprometida com a construção do conhecimento, que integre mídias e tecnologias à prática pedagógica, que promova uma aprendizagem significativa na formação de um cidadão ético, consciente, criativo e solidário. Existem novas maneiras de ensinar, aprender e integrar tecnologias à prática pedagógica, onde cria-se expectativas, desperta-se curiosidade, desafia-se a construção e reconstrução de conhecimentos na busca de alternativas pedagógicas.
Gestão Escolar e Tecnologia é um projeto de cooperação interinstitucional que se desenvolve por meio das tecnologias de informação e comunicação como meio que viabiliza a gestão escolar participativa e a articulação entre as dimensões técnico-administrativas e pedagógicas. Para isto, a metodologia do projeto proporciona condições aos participantes (membros das equipes gestoras das escolas e diretorias de ensino) para o uso de tecnologias no seu cotidiano de trabalho, ressignificando suas práticas e otimizando recursos e investimentos por meio das parcerias entre os profissionais da escola e entre as escolas e/ou instituições afins.

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